Templo Positivista |
Essa
rígida construção teórica culmina com a concepção da religião positiva. É ela
que, integrando a sociedade dos vivos na comunidade dos mortos, na trindade
formada pelo Grande Ser, pelo Grande Feitiço e pelo Grande Meio, fornecerá o
enquadramento social que colocará os indivíduos ao abrigo das convulsões
históricas. Não deixa de ser estranho constatar a criação de uma religião
positiva, se considerar que o contexto comtiano privilegia o positivo como
última fase de uma evolução iniciada pelo estado teológico, considerando o mais
arcaico e infantil da humanidade. Nesse sentindo , “O exame da religião
positiva pões-nos, mais uma vez, diante das antiguidades comtianas: trata-se de
uma racionalização do sagrado ou de uma sacralização do racional?”
No
entanto, a ideologia religiosa esteve presente desde os escritos de juventude,
na forma ainda obscura do poder espiritual moderno, e finalmente no Curso de
filosofia positiva, obra principal de Comte, foi pensada como imanente à
sociologia. De fato, seguindo o modelo da lei dos três estados, Comte se refere
ao poder espiritual que predominava na idade fetichista, na politeísta e na
idade monoteísta, esta última correspondendo ao estado metafísico da
humanidade, e que, decadente, permanecia em crise no século XIX.
Diante
do poder espiritual arruinado, Comte via a necessidade de refunda-lo em princípios
não teológicos, por meio da criação de uma igreja positiva, principalmente para
convencer o proletariado a abandonar o projeto revolucionário. Na obra de
Comte, o termino é a concretização do principio, o paradigma religioso
substituiu o paradigma da economia politica como modelo ideal da sociologia da
Ordem. Como pudemos ver, transubstanciada em religião, a sociedade pode,
finalmente, desenvolver, sem subterfúgios, o seu conteúdo ideológico. A
religião produziria o milagre da harmonia social.
Integrando
a sociedade dos vivos na comunidade dos mortos, na trindade formada pelo Grande
Ser, pelo Grande Feitiço e pelo Grande Meio, seria a religião da Humanidade que
forneceria o enquadramento social para colocar os indivíduos ao abrigo das
convulsões históricas.
Próxima postagem: O
idealismo Hegeliano e a Dialética Idealista
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